NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


terça-feira, 17 de janeiro de 2017

O dia que "estourou" o alambrado da Vila Belmiro





No dia 20 de setembro de 1964, devido a muita pressão por excesso de público, parte do alambrado da Vila não resistiu e veio abaixo. O ocorrido foi  em um clássico contra o Corinthians. 



Santos e Corinthians sempre foram rivais absolutos. Torcedores nunca se deram bem. Afinal Pelé fez os corintianos sofreram por 11 anos. Posteriormente, os alvinegros da Vila Belmiro não viram seu time  vencer o Timão por oito anos.

Até os jogadores ajudaram a socorrer
os feridos


No dia 20 de setembro de 1964, pelo Campeonato Paulista no estádio da Vila Belmiro – e que também ganhou o apelido carinhoso de “a Vila mais famosa do Mundo” - estava lotada com 32.986 pagantes - recorde de público até hoje - e logo aos 6 minutos do primeiro tempo, devido a muita pressão por excesso de público, parte do alambrado que estava encostado na arquibancada dos fundos, desabou, deixando 181 torcedores feridos (o local em que o alambrado desabou, estava em obras).


Com o susto e o pânico do momento, além dos torcedores que foram arrastados, outros saltaram para o gramado pensando que a arquibancada estava desmoronando, o que, felizmente não aconteceu.Todos dentro do estádio ficaram muitos assustados, mas o incidente não deixou nenhum torcedor gravemente ferido.

A partida acabou sendo suspensa, e remarcada para o dia 30 de setembro, no estádio do Pacaembu e acabou empatada em 1 a 1. 

A Vila abarrotada no dia 20 de setembro de 1964.
Quase 33 mil pagantes passaram pelas catracas
do estádio do Peixe


Depois desta ocorrência na Vila Belmiro, o Clube decidiu tomar algumas providências. E uma delas foi diminuir a capacidade que era de mais de 30.000 para 15.800 pessoas.

A segurança dentro e fora do clube foi modificada. Hoje a Vila tem modernos camarotes, cadeiras em quase todo os setores, alambrados com vidros temperado, um gramado moderno, um novo sistema de iluminação, entre muitas outras mudanças que só veio a beneficiar o clube e principalmente os torcedores.
O momento em que ocorreu o desabamento do alambrado


O vídeo abaixo está bastante precário e não tem som, mas da para ter uma excelente noção de como a Vila Belmiro parecia um verdadeiro formigueiro. O momento do desabamento do alambrado foi muito bem captado. 



Agradecimentos especiais a José Roberto Nascimento - Santos / SP, Ademir de Abreu Serrão, São Vicente - SP (enviou e-mail) e também para o 'Erre' (que estava presente na Vila naquele dia). Todos colaboraram informando detalhes importantes do ocorrido e publicado neste post.


2 comentários:

Erre disse...

Saudações alvinegras!
Cumprimento pela iniciativa do blog, desejo o maior sucesso!
Sobre este episódio, permito-me fazer alguns reparos(era um dos milhares na Vila): a arquibancada não caiu, como dito no início. E, felizmente, não foi uma tragédia. Um grande susto, sim. Houve feridos, apenas, e que me lembre, nenhum com grande gravidade. "Urbano Caldeira" recebia algumas obras, e o alambrado estava encostado nas arquibancadas do fundo (térrea e primeiro andar). A torcida, em número exagerado, fez muita pressão e o alambrado não resistiu. Com o susto e o pânico do momento, além dos torcedores que foram arrastados, outros saltaram para o gramado pensando que a arquibancada estava desmoronando -- o que, felizmente, não aconteceu.
Boa sorte para o blog!

Célio Pegoraro disse...

-Olá Erre, tudo bem? Obrigado pelas correções que você fez. Muito importante mesmo. É disso que a gente precisa. Já fiz as devidas alterações na postagem e também uma menção especial no rodapé da página. Favor conferir. Um forte abraço, obrigado por acessar o blog e pela participação.