NOTICIAS ATUAIS E FATOS QUE FIZERAM A HISTÓRIA DO SANTOS FC

<><><><> BEM - VINDO A ESTE BLOG <><><><>


Atenção: Este Blog não tem fins lucrativos e é usado apenas como hobby


domingo, 18 de março de 2012

Histórias do Santos FC (18) - 1963

Santos FC  1963 -  Bi mesmo sem Pelé 



Em pé: Haroldo, Dalmo, Lima, Ismael, Gilmar e Mauro.
Agachados: Dorval, Mengálvio, Coutinho, Almir e Pepe

Caros amigos, o grande Santos não dependia só de Pelé. Na segunda e terceira partida da decisão do mundial de 1963, contra o Milan da Itália, o Rei estava contundido. Mas Almir Pernambuquinho deu conta do recado. Foi ele quem sofreu o pênalti cobrado por Dalmo, que deu o Bi-Mundial ao Alvinegro.

Naquele ano, além do Bi-Mundial, o Santos ganhou também o Torneio Rio-São Paulo, o tri da Taça Brasil e o Bi da Libertadores.

O caminho santista para o bicampeonato mundial foi mais curto até a final da Libertadores de 1963. Por ser o atual campeão, o Santos fez a primeira partida no torneio continental já na semifinal, contra o Botafogo.

Após um 1 a 1 na Vila Belmiro, a equipe de Pelé reeditou a goleada do ano anterior: 4 a 0 e vaga garantida na final, contra o Boca Juniors.

Contra os argentinos, duas vitórias: 3 a 2, no Rio, e 2 a 1, em Buenos Aires. Com isso, o Santos tinha mais uma oportunidade de vencer a Taça Intercontinental.


Vídeo do segundo jogo da final da Libertadores em Buenos Aires: Boca 1 x 2 Santos


Na disputa do Mundial contra o Milan, três batalhas, com uma derrota no San Siro e duas vitórias no Maracanã.

No dia 16 de outubro de 1963, data do primeiro jogo da decisão, o Milan bateu o time da Vila por 4 a 2. Pelé fez os dois gols santistas, mas saiu de campo machucado.

Sem o camisa 10, quase um mês depois, no Rio de Janeiro, 132 mil espectadores viram o Santos devolver o placar contra os italianos. Em 17 minutos, o Milan ja vencia por 2 a 0. Era preciso, então, virar o jogo para forçar um jogo-desempate.

No segundo tempo, Pepe, duas vezes, Almir e Lima marcaram. Com isso, no dia 16 de novembro, no mesmo Maracanã, ocorreria o tira-teima entre brasileiros e italianos.

Aos 29 minutos do primeiro tempo, o árbitro argentino Juan Brozzi marcou pênalti de Maldini em Almir. Após a expulsão do zagueiro italiano, Dalmo converteu a cobrança e pôs o Santos na frente. Diante de 120 mil torcedores, o time santista se tornava bicampeão do mundo.

Volta olímpica perante 120.000 pessoas no Maracanã











Santos 1 x 0 Milan
Data: 16 de novembro de 1963
Local: Rio de Janeiro, Maracanã
Árbitro: Juan Brozzi (ARG)

Santos: Gilmar, Ismael, Mauro, Haroldo e Dalmo; Lime e Mengálvio; Dorval, Coutinho, Almir e Pepe. Técnico: Lula

Milan: Balzarini, Pelagalli, Maldini e Trebbi; Benitez e Trapattoni; Mora, Amarildo, Mazzola, Lodetti e Fortunato. Técnico: Luís Carniglia

Gol: Dalmo aos 29 minutos do primeiro tempo.


Dados de jogos do Santos FC na temporada 1963
Ultima atualização realizada em 28 de dezembro de 1963
JOGOS - 67
VITÓRIAS - 39
EMPATES - 12
DERROTAS - 16
GOLS PRÓ - 178 (MÉDIA 2,65 GOLS/JOGO)
GOLS CONTRA - 115 (MÉDIA 1,71 GOL/JOGO)
SALDO - 63



Obs. Não deixem de ver as próximas postagens desta série

Nenhum comentário: